Para organizações que buscam otimizar as funcionalidades e os gastos da infraestrutura de nuvem, uma implementação multinuvem pode ser a melhor abordagem possível. Essa configuração permite que as organizações implementem cargas de trabalho em vários provedores de nuvem. Idealmente, as nuvens oferecem interoperabilidade e conectividade para garantir que os usuários consigam interconectá-las facilmente. No entanto, essa funcionalidade oferece um dos desafios mais importantes na configuração de uma implementação multinuvem bem-sucedida.
Os serviços de banco de dados em nuvem oferecem às empresas vantagens de desempenho em relação ao desenvolvimento e à operação de sistemas de banco de dados no próprio data center das empresas. No entanto, embora as organizações abracem a escalabilidade e a agilidade da nuvem, muitas estão apreensivas em ficar presas a um provedor que não pode atender a todas as necessidades a longo prazo.
Neste contexto, a multinuvem tem vantagens. Adotar uma abordagem multinuvem fornece às organizações benefícios como migração mais fácil, maior escalabilidade e agilidade, recuperação de desastres robusta, a capacidade de acessar funcionalidades exclusivas oferecidas por diferentes provedores de nuvem e a vantagem de preços competitivos para serviços. As organizações também podem reduzir a dependência de um único provedor de nuvem, aumentando a portabilidade entre provedores e fortalecendo a continuidade dos negócios e a recuperação de desastres.
Seleção dos provedores de nuvem certos para a sua estratégia multinuvem
Um total de 76% das empresas está adotando abordagens de implementação híbrida e multinuvem. Multinuvem pode se referir a qualquer implementação de várias ofertas de nuvem de software ou de plataforma como serviço (SaaS ou PaaS), mas geralmente descreve uma combinação de ambientes de infraestrutura como serviço (IaaS) públicos.
De acordo com a Omdia, 52% dos adotantes de nuvem foram afetados pela incapacidade de migrar cargas de trabalho entre nuvens. Fazer parceria com provedores de nuvem que suportam uma abordagem de nuvem aberta pode ajudar sua organização a adotar e aproveitar mais rapidamente os benefícios da multinuvem em sua estratégia de nuvem.
Arquiteturas de ambiente multinuvem versus híbrido
Embora uma abordagem multinuvem tenha muitos benefícios inerentes, criar uma arquitetura multinuvem requer um planejamento cuidadoso para evitar complexidade.
Às vezes, as complicações podem começar com a proposta de armazenar dados na nuvem pública. Quando dados são armazenados na nuvem pública, pode ser que as fiquem preocupadas com o aumento dos riscos de acesso ou divulgação não autorizados, dependendo do serviço de nuvem específico. Essa situação ocorre frequentemente com dados confidenciais e altamente regulamentados, como informações pessoais de saúde ou financeiras.
Para migrar de on-premises para a nuvem, a maioria das organizações tende a implementar uma das duas arquiteturas. A primeira é um ambiente híbrido, ou seja, um ambiente que permite o compartilhamento seguro de dados junto com um banco de dados on-premises e um banco de dados em nuvem. A segunda é multinuvem, que distribui o compartilhamento de dados entre dois ou mais provedores de nuvem. Como cada carga de trabalho é exclusiva a cada empresa, cada estratégia multinuvem deve ser adaptada às necessidades específicas da organização.
Defina a escolha da estratégia multinuvem certa para cada requisito geral dos negócios. As seções a seguir se expandem em diferentes tipos de ambientes e opções de implementação que sua organização pode considerar.
Multicloud
Multicloud é diferente de e pode ser complementar a ambientes híbridos. Embora ambientes híbridos consistam de soluções particulares e públicas, a multinuvem utiliza e combina serviços de nuvem de vários provedores de nuvem pública.
Ambiente híbrido
Um ambiente híbrido usa uma combinação de hardware on-premises e hospedagem em nuvem. Os ambientes híbridos permitem o desenvolvimento, a execução e a governança, conectando qualquer combinação de processos, serviços, aplicações e dados on-premises e na nuvem em uma única ou em várias aplicações.
Opções de implementação autônoma da Oracle
A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) oferece um conjunto abrangente de soluções multinuvem na forma de implementações especializadas, serviços de banco de dados, amplas funcionalidades de monitoramento e parcerias estratégicas para atender às necessidades da sua organização. Entre outras funcionalidades, o Oracle Azure Interconnect oferece às organizações um caminho simples para um ambiente multinuvem.
Clientes
A TIM Brasil é uma das primeiras empresas de telecomunicações do país a migrar 100% de suas cargas de trabalho para a nuvem. Como parte de seu projeto de modernização multifacetado, a TIM Brasil usa as nuvens da Oracle e da Microsoft para melhorar o suporte ao cliente e para aplicações de faturamento, coleta e gerenciamento. Com a adoção da Oracle Cloud Infrastructure e do Microsoft Azure, a TIM Brasil está migrando aplicações de missão crítica para a nuvem, otimizando e simplificando o gerenciamento de sua infraestrutura de TI e melhorando a escalabilidade e a agilidade para suportar as demandas dos negócios em constante mudança.
Para saber mais sobre a abordagem multinuvem da Oracle, visite Oracle Multicloud.
Shanelle Thadani
Product Marketing Manager, Analytics
Fonte: https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/principais-motivos-pelos-quais-multicloud-melhora-o-desempenho